Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Seleção para programa de doutorado sanduíche no exterior
Início do conteúdo da página

Seleção para programa de doutorado sanduíche no exterior

Publicado: Sexta, 11 de Março de 2022, 15h09 | Última atualização em Segunda, 14 de Março de 2022, 09h10

Os estudantes que cursam Doutorado poderão concorrer a Bolsas de Doutorado sanduíche no exterior por meio do Programa Institucional de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE) ofertado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O PDSE foi instituído a fim de fomentar a formação de recursos humanos de alto nível no Brasil. Os objetivos do programa são: expandir as possibilidades de acesso e formação nos centros internacionais de excelência; ampliar o nível de colaboração e de publicações conjuntas entre a comunidade acadêmica brasileira e do exterior; aumentar a visibilidade internacional da produção científica, tecnológica e cultural brasileira; possibilitar reflexão sobre a base curricular dos cursos de pós-graduação brasileiros por meio de outras experiências e contato com novos modelos de gestão; fortalecer os programas, o intercâmbio entre as instituições brasileiras e internacionais e o processo de internacionalização do ensino superior brasileiro bem como da ciência, tecnologia e inovação brasileiras.

A seleção interna dos bolsistas é de responsabilidade de cada Programa de Pós-graduação e, no caso do Ifes, o Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT/Ifes) divulgou nesta sexta-feira, dia 11/03/2022, o seu edital interno. Para mais informações sobre o edital do Educimat acesse a página Educimat - bolsas de doutorado sanduíche no exterior Capes.

 Para mais informações sobre o PDSE acesse a página do Programa Institucional de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE) e o Edital 10/2022 publicado pela CAPES. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página