Página inicial > Notícias > Comunicado à comunidade

Comunicado à comunidade

Publicado: Quinta, 02 de Julho de 2020, 19h28 | Última atualização em Segunda, 06 de Julho de 2020, 20h38

Prezados pesquisadores;

Mediante o desdobramento do isolamento social e da necessidade de possível retomada das atividades presenciais quanto a pesquisa institucional, a Diretoria de Pesquisa passa as seguintes diretrizes:

Quanto a iniciação científica: Deve-se proceder o máximo possível de forma remota, mesmo com o retorno advindo das atividades presenciais. Caso o aluno não consiga executar suas tarefas programadas em laboratórios ou no campo de experimentação, adicione no relatório final, o que foi feito para que o aluno tivesse contato com a iniciação científica durante todo o período. Isso, pois, entendemos que a iniciação científica não se trata apenas da fase experimental, mas sim de todo um ambiente científico em que ele deve estar familiarizado, tal como leitura de artigos científicos, discussão e debates científicos a cerca de um tema, redação científica, apresentações de artigos, estudo de estatística experimental, tratamento de dados coletados até o momento (isso, pois o isolamento iniciou em fevereiro, sendo que alguma etapa provavelmente pode ter sido executado antes), uma vez que as atividades iniciaram em agosto de 2019. Promova encontros semanais entre orientador e aluno. Enfim, relate no relatório final qual foi o contato que aluno teve com a iniciação científica sob sua orientação.

Quanto ao relatório final das iniciações científicas: De acordo com o Memorando Circular nº 002-2020-DP-PRPPG-Ifes, a entrega dos relatórios está adiada para até o dia 30/09/2020. Esse ano é um ano atípico e nossas posições quanto as cobranças também serão atípicas. Com isso, não será imposto ao orientador ou ao aluno qualquer prejuízo pela falta de execução de ações dos projetos, caso tenha ocorrido qualquer problema durante o período do isolamento social ocorrida desde fevereiro de 2020. Toda as atividades executadas pelos alunos desde o início do isolamento devem estar contidas no relatório final, incluindo as ações promovidas para que o aluno tenha tido contato com a iniciação científica durante o período do isolamento social.

Quanto a Jornada de Iniciação científica: Devido a grande mudança estrutural induzida pela pandemia causado pelo corona vírus em 2020, a XV Jornada de Iniciação Científica do IFES, que ocorrerá dentro da III Jornada de Integração do IFES será totalmente virtual, a princípio durante a semana nacional de ciência e tecnologia (20 a 25 de outubro de 2020). Esse ano foi estabelecido um comitê de governança com a participação de Diretores Gerais e Pró-reitores (Ensino, Pesquisa e Extensão), a fim de direcionar as ações da Jornada de Integração do IFES, ficando estabelecido um rodízio de comando entre as Jornadas. Esse ano a Jornada de Integração está sob a direção da Pró-reitora de Extensão. A programação está em construção e será divulgada o mais breve possível.

Atenciosamente,

Sávio da Silva Berilli