Página inicial > Notícias > Ifes aprova abertura de vagas para ações afirmativas na pós-graduação

Ifes aprova abertura de vagas para ações afirmativas na pós-graduação

Publicado: Terça, 04 de Abril de 2017, 11h36 | Última atualização em Terça, 04 de Abril de 2017, 11h36

Serão reservadas vagas para candidatos com deficiência e autodeclarados negros e indígenas.

Foi aprovada a Política de Ações Afirmativas para os cursos e programas de pós-graduação ofertados nos campi do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Pela proposta, do total de vagas disponíveis em cada processo seletivo, 5% ficarão reservados para candidatos com deficiência, e 25% para candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) e indígenas.

O conjunto de medidas visa ampliar o ingresso e garantir a permanência qualificada desses alunos. Além disso, pretende criar e fortalecer linhas e grupos de pesquisa voltados para a sustentabilidade sociocultural, territorial, educacional, científica e tecnológica dos povos indígenas, da população afro-brasileira e das pessoas com deficiência.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Márcio Almeida Có, a aprovação é uma evolução para o instituto. “As ações afirmativas já estão bem consolidadas no técnico e na graduação, mas não são comuns na pós-graduação. Recebemos um estímulo para discutir o assunto, e trabalhamos sério. E agora é uma evolução pro Ifes, por conta da inclusão”, afirmou.

Nos processos seletivos, os candidatos à reserva de vagas deverão fazer a sua opção no ato da inscrição, utilizando formulário próprio indicando uma das modalidades: negros ou indígenas; pessoa com deficiência. Os cursos e programas de pós-graduação do Ifes terão seis meses para fazer a adequação dos processos seletivos.