Página inicial > Notícias > Seleção para o ProfEPT tem 18.864 candidatos inscritos

Seleção para o ProfEPT tem 18.864 candidatos inscritos

Publicado: Sexta, 31 de Março de 2017, 15h32 | Última atualização em Sexta, 31 de Março de 2017, 15h32

Provas serão aplicadas no dia 9 de abril, pelos 18 institutos federais credenciados ao mestrado profissional.

O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), o primeiro a ser ofertado em rede pelos institutos federais, recebeu 18.864 inscrições em todo o Brasil. O ProfEPT tem 401 vagas, distribuídas em 18 institutos, e é coordenado pelo Ifes. Metade das vagas é aberta à ampla concorrência e metade é destinada a servidores docentes e técnicos das instituições da Rede Federal. Puderam se inscrever pessoas com diploma ou declaração de conclusão de curso superior reconhecido por órgãos competentes do Ministério da Educação.

No Ifes, há 24 vagas abertas e 1.917 inscritos. Desses, 252 são servidores da instituição. O diretor de Pós-Graduação do Ifes e coordenador nacional do ProfEPT, Rony Claudio de Oliveira Freitas, conta que a procura pelo mestrado superou as expectativas. “Vemos que há uma demanda gigantesca. Estamos falando de um curso que não tem igual no Brasil. Acredito que isso mostra a importância da educação profissional, a visibilidade dos institutos federais e a confiança que as pessoas têm neles”, apontou.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes, Márcio Có, o número de interessados também mostra que o mestrado chegou na hora certa e está em um bom caminho, em termos de organização do curso e estrutura do processo seletivo. “A procura externa nos surpreendeu bastante. Não é só a Rede Federal que está interessada nesse tipo de qualificação, o que é muito bom. E a tendência agora é crescer.” Ele acredita que, especificamente para a Rede, as pesquisas e trabalhos desenvolvidos terão um impacto extremamente positivo no aperfeiçoamento do que é feito pelos institutos.

Sobre a alta procura no Espírito Santo, especificamente, Rony lembra as pós-graduações em Educação Profissional e Tecnológica e em Proeja, ofertadas pelo Ifes, como fatores a serem considerados. “Temos um número de egressos grande, e todos são público-alvo do mestrado.” A perspectiva, segundo ele, é de que para os próximos processos seletivos o número de vagas seja ampliado, inclusive com a adesão de mais institutos.

Internamente, ele avalia que também é favorável a possível ajuda financeira para o deslocamento de servidores que se tornarem alunos e vierem de fora da Grande Vitória. “A intenção é considerar esse curso como capacitação em serviço.” O mestrado é semipresencial, com 510 horas de atividades didáticas e duas linhas de pesquisa: Práticas Educativas em EPT; e Gestão e Organização do Espaço Pedagógico em EPT.

Provas
O Exame Nacional de Acesso ao ProfEPT será aplicado no dia 9 de abril, a partir das 14 horas, para todas as localidades. É necessário que o candidato se dirija ao local para onde se inscreveu, levando documento de identificação original com foto; cópia do protocolo de inscrição; caneta esferográfica de tinta preta e corpo transparente. É recomendado chegar uma hora antes do início da prova. Quem chegar após as 13h45 não terá acesso ao local do exame.

A prova terá 30 questões objetivas (de caráter eliminatório) e uma questão discursiva (classificatória).

Acesse a página do ProfEPT.

Veja o quadro de vagas por instituição:

vagas profept 01

vagas profept 02