Página inicial > Notícias > Comitê de Ética em Pesquisa divulga lista preliminar da seleção de novos membros

Publicado: Terça, 13 de Dezembro de 2016, 11h47 | Última atualização em Terça, 13 de Dezembro de 2016, 11h47

Interessados têm esta terça e quarta-feira (13 e 14) para recorrer.

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), divulgou o resultado preliminar do edital para seleção de novos membros. Puderam participar da seleção os professores efetivo ativo do quadro permanente do Ifes, com titulação mínima de graduação. Era necessário ter currículo cadastrado e atualizado na base de dados da Plataforma Lattes e não exercer atividade de pesquisa em desacordo com as normas do CEP.

Cada candidato indicou um membro suplente e os dois concorreram de forma conjunta. As vagas destinam-se a mandato único no Comitê, com duração de três anos. Uma das vagas era destinadaprioritariamente ao candidato com graduação em Administração e que obtiver a melhor classificação. A representação no CEP não é remunerada e a dedução de carga horária está prevista na Portaria nº 364, de 23 de fevereiro de 2016.

Os interessados poderão recorrer do resultado nesta terça (13) e quarta-feira (14), enviando e-mail para etica.pesquisa@ifes.edu.br.

Acesse o resultado preliminar.

Veja o edital e o cronograma atualizado.

Comitê de Ética em Pesquisa

O Comitê de Ética em Pesquisa do Ifes é responsável da avaliação ética dos projetos de pesquisa que envolvem seres humanos como sujeitos participantes da pesquisa. São encaminhados para o CEP os projetos que contam com a participação de pesquisadores e estudantes do Ifes, ou de instituições que mantenham convênio científico com o Ifes.

A avaliação ética dos projetos de pesquisa consideram o interesse dos participantes e que eles sejam respeitados em sua integridade e dignidade, de forma que a pesquisa seja desenvolvida dentro dos padrões éticos científicos. Para tal finalidade, são emitidos Pareceres Consubstanciados, que consideram as possíveis consequências das atividades de pesquisa desenvolvidas sobre o bem-estar geral e direitos fundamentais dos indivíduos e populações-alvo do estudo.