Comitê de Ética em Pesquisa seleciona novos membros
Inscrições para professores efetivos foram prorrogadas até 7 de dezembro.
O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), lança edital para seleção de novos membros. As inscrições foram prorrogadas até 7 de dezembro. Serão selecionados quatro professores efetivos do Ifes e seus respectivos suplentes, também professores efetivos, para ocuparem vagas no colegiado do Comitê.
Para se inscrever, é preciso enviar o formulário de inscrição preenchido e os documentos exigidos no edital para o e-mail etica.pesquisa@ifes.edu.br. Para participar da seleção é preciso ser professor efetivo ativo do quadro permanente do Ifes, com titulação mínima de graduação; ter currículo cadastrado e atualizado na base de dados da Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e não exercer atividade de pesquisa em desacordo com as normas do CEP. Cada candidato deverá indicar um membro suplente e os dois concorrerão de forma conjunta.
As vagas destinam-se a mandato único no Comitê, com duração de três anos. Uma das vagas será oferecida prioritariamente ao candidato com graduação em Administração e que obtiver a melhor classificação. A representação no CEP não é remunerada e a dedução de carga horária está prevista na Portaria nº 364, de 23 de fevereiro de 2016.
Edital
Prorrogação do cronograma
Formulário de inscrição
Comitê de Ética em Pesquisa
O Comitê de Ética em Pesquisa do Ifes é responsável da avaliação ética dos projetos de pesquisa que envolvem seres humanos como sujeitos participantes da pesquisa. São encaminhados para o CEP os projetos que contam com a participação de pesquisadores e estudantes do Ifes, ou de instituições que mantenham convênio científico com o Ifes.
A avaliação ética dos projetos de pesquisa consideram o interesse dos participantes e que eles sejam respeitados em sua integridade e dignidade, de forma que a pesquisa seja desenvolvida dentro dos padrões éticos científicos. Para tal finalidade, são emitidos Pareceres Consubstanciados, que consideram as possíveis consequências das atividades de pesquisa desenvolvidas sobre o bem-estar geral e direitos fundamentais dos indivíduos e populações-alvo do estudo.
Redes Sociais