Página inicial > Notícias > Sete campi do Ifes aprovam propostas em edital da Fapes voltado ao desenvolvimento rural

Publicado: Terça, 06 de Dezembro de 2016, 12h47 | Última atualização em Terça, 06 de Dezembro de 2016, 12h47

No total, foram captados R$ 1.588.789,20 em recursos para pesquisas.

Treze projetos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) foram contemplados no edital +Pesquisa AgroCapixaba, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e da Secretaria de Estado da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag). No total, os pesquisadores do Instituto conseguiram captar R$ 1.588.789,20 em recursos. As propostas aprovadas são de sete campi: Alegre, Ibatiba, Itapina, Piúma, Santa Teresa, Venda Nova do Imigrante e Vila Velha.

O edital da Fapes se destinou a selecionar projetos que ajudem a subsidiar a formulação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural sustentável, a elevação da renda dos produtores, o adensamento dos arranjos produtivos, a conservação do solo e o uso racional da água. Foram disponibilizados R$ 14 milhões. O Ifes submeteu 27 projetos e conseguiu a aprovação de 13.

O financiamento poderia se dar para iniciativas nas seguintes áreas: fruticultura; mamão; cafeicultura; produção animal; olericultura; pipericultura (pimenta-do-reino); silvicultura e sistemas integrados de produção; culturas alimentares e floricultura; aquicultura e pesca; água, solo e agricultura de baixo carbono; e agroecologia e agricultura orgânica. As propostas deveriam ser de trabalhos em rede.

Veja os projetos do Ifes aprovados no edital +Pesquisa AgroCapixaba:

Campus de Alegre
Água residuária de suinocultura e sistema plantio direto no desenvolvimento do milho para produção de silagem – Pesquisador: Otacilio José Passos Rangel.

Campus Ibatiba
Qualidade do café arábica produzido em diferentes ambientes e condições de processamento no Estado do Espírito Santo – Pesquisador: Aldemar Polonini Moreli.

Crescimento de jacarandá-da-Bahia (Dalbergia nigra Vellozo) estabelecido em sistema silvipastoril, em resposta a adubação fosfatada e nitrogenada e submetido a diferentes métodos de plantio com polímero hidroretentor (gel) – Pesquisador: Carlos Henrique Rodrigues de Oliveira.

Campus Itapina
Características agronômicas e bromatológicas de diferentes populações de milho (Zea mays L.) para produção de silagem no estado do Espírito Santo – Pesquisadora: Luciene Lignani Bitencourt.

Uso de telas de sombreamento fotosseletivas em ambiente protegido para cultivo de rosa e crisântemo: efeito no ambiente e nas plantas – Pesquisador: Evandro Chaves de Oliveira .

Influência da lâmina de água e dos níveis de cálcio e silício na cultura do crisântemo, cultivado em vaso, sob condições de campo, na região noroeste do Espírito Santo – Pesquisador: Robson Prucoli Posse.

Campus Piúma
Produção de Beijupirá (Rachycentron canadum) em sistemas de recirculação de água e tanques-rede com avaliação econômica – Pesquisador: Marcelo Fanttini Polese.

Prospecção e avaliação do potencial probiótico de bactérias isoladas de peixes e zooplâncton – Pesquisadora: Flávia Regina Spago de Camargo Gonçalves.

Extração de óleo e concentrado proteico a partir de hidrolisado de coprodutos de atum (Thunnus albacares), para suplementação de rações desenvolvidas para vermelhos (Lutjanus sp.) e tainha (Mugil liza) produzidos em cativeiro – Pesquisadora: Dayse Aline Silva Bartolomeu de Oliveira.

Campus Santa Teresa
Qualidade fisiológica e sanitária de sementes crioulas produzidas em sistemas orgânicos e agroecológicos no Estado do Espírito Santo – Pesquisador: Antonio Fernando de Souza.

Desenvolvimento de cultivares de milho crioulo (Zea mays L.) destinados a sistemas de cultivo agroecológicos – Pesquisadora: Luciléa Silva dos Reis.

Campus Venda Nova do Imigrante
Processo biotecnologico para obtenção de café bebida fina, através de fermentação com microrganismos starters – Pesquisador: Wilton Soares Cardoso.

Campus Vila Velha
Avaliação da Qualidade de cafés orgânicos em sistemas agroflorestais por Técnicas Analíticas Modernas – Pesquisador: Wanderson Romão.

Veja o resultado completo.