Página inicial > Notícias > Docentes interessados no dinter em Engenharia Mecânica devem se inscrever em cursos de nivelamento

Publicado: Segunda, 21 de Novembro de 2016, 15h00 | Última atualização em Segunda, 21 de Novembro de 2016, 15h00

Nivelamento faz parte da primeira etapa de seleção para uma das 25 vagas do doutorado, que será ofertado em parceria com a Unicamp.

Docentes de 12 campi do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), que têm interesse em concorrer a uma vaga no doutorado interinstitucional (dinter) em Engenharia Mecânica – Ifes/Unicamp, devem ficar atentos. Ficarão abertas de 14 a 28 de novembro as inscrições em três cursos de nivelamento que fazem parte do processo inicial de seleção do doutorado. A participação em um deles é obrigatória para os candidatos ao dinter.

O doutorado ofertará 25 vagas, distribuídas entre os campi Aracruz, Cachoeiro, Cariacica, Guarapari, Ibatiba, Linhares, Montanha, Nova Venécia, Piúma, São Mateus, Serra e Vitória, conforme deliberação do Colégio de Dirigentes do Ifes. Poderão participar os docentes da instituição que possuam título de mestre em Engenharia, Física, Química ou domínios conexos; que pertençam ao quadro permanente do Ifes; e que contem, na data de início do curso, com pelo menos dez anos para integralização do tempo legalmente fixado para a obtenção de sua aposentadoria.

As aulas, tanto dos cursos de nivelamento quanto do dinter em si, ocorrerão no Campus Aracruz. Neste primeiro momento, os docentes interessados devem selecionar entre um dos três cursos de nivelamento disponíveis: Estrutura e Propriedade dos Materiais (área de concentração de Materiais e Processos de Fabricação); Mecânica dos Fluidos (área de Energia, Térmica e Fluidos); e Métodos Matemáticos para Sistemas Mecânicos (área de Projeto Mecânico e Mecânica dos Sólidos).

A inscrição é feita por meio de formulário on-line, e o servidor deve ainda enviar para o e-mail pos-reitoria@ifes.edu.br uma carta de anuência do diretor do campus ao qual está vinculado. Os cursos, que têm carga horária de 45 horas cada, ocorrerão em Aracruz entre os dias 30 de janeiro e 12 de fevereiro. Não será feita seleção: todos os inscritos poderão participar. A carga horária será aproveitada como crédito para o doutorado.

A validação das inscrições será feita entre 29 de novembro e 1º de dezembro, e a divulgação dos inscritos será feita no dia 5 de dezembro, de forma preliminar. A lista final sai no dia 12 de dezembro.

Dinter em Engenharia Mecânica
O Doutorado Interinstitucional em Engenharia Mecânica Ifes/Unicamp foi aprovado no final de 2014. O processo de seleção será finalizado ao longo do primeiro semestre de 2017, e a previsão é de que as aulas tenham início no segundo semestre. O coordenador pelo Ifes é Vinícius Guilherme Celante.

As vagas serão distribuídas entre as três áreas de concentração do dinter, da seguinte forma: cinco para Energia, Térmica e Fluidos; sete para Projeto Mecânico e Mecânica dos Sólidos; e 13 para Materiais e Processos de Fabricação. As aulas, presenciais, acontecerão no Campus Aracruz, com docentes da Unicamp. Os 25 alunos do dinter terão que cumprir ainda um período de estágio na Unicamp, com duração de nove a 12 meses, no qual receberão bolsas da Capes.

Acesse o formulário de inscrições para os cursos de nivelamento.
Acesse o modelo da carta de anuência.