Página inicial > Notícias > Ifes participa de seminário da Rede Doce nesta segunda-feira (31)

Ifes participa de seminário da Rede Doce nesta segunda-feira (31)

Publicado: Terça, 01 de Novembro de 2016, 10h07 | Última atualização em Terça, 01 de Novembro de 2016, 10h07

O evento tem como objetivo articular os trabalhos realizados pelas instituições que compõem a rede.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), por meio de pesquisadores e gestores da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG), esteve presente no seminário da Rede Doce, que teve como objetivo articular os trabalhos realizados pelas instituições que compõem a rede, além de discutir novas ações que contribuam para a recuperação da região da Bacia do Rio Doce.

O evento aconteceu na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), nesta segunda-feira feira (31), e teve como tema o “Papel da academia em suporte aos órgãos públicos e à sociedade civil em virtude dos múltiplos impactos decorrentes do desastre da Samarco em Fundão- MG”.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação do Ifes, Márcio Almeida Có, fez uma apresentação sobre o Ifes e sobre o trabalho realizado pela instituição desde que a Bacia do Rio Doce foi atingida pela lama de rejeitos de mineração oriunda do rompimento de duas barragens da Samarco.

“Primeiro fizemos um mapeamento das potencialidades do instituto, depois realizamos um seminário de integração. Ao todo temos 50 projeto e ações divididos em seis linhas e formamos uma rede interna de pesquisa”, afirmou Marcio. Também apresentaram suas experiências a professora Marta Zorzal, da Ufes; Estevam de Las Casas, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e Alberto Fonseca, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

A Rede Doce é formada por instituições como Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Marinha do Brasil e Ministério Público Federal e do Espírito Santo, universidades federais de Minas Gerais (UFMG), de Ouro Preto (Ufop) e do Rio Grande (FURG), além do Ifes.