Página inicial > Notícias > Palestras internacionais marcam programação da XI Jornada de Iniciação Científica do Ifes

Publicado: Terça, 11 de Outubro de 2016, 13h22 | Última atualização em Terça, 11 de Outubro de 2016, 13h22

O evento acontece no Campus Venda Nova do Imigrante nos dias 18 e 19 de outubro e tem expectativa de reunir mais de 1000 estudantes.

A décima primeira edição da Jornada de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) traz diversas novidades em sua programação, norteada pelo tema “Internacionalização”. O evento, que acontece nos próximos dias 18 e 19 no Campus Venda Nova do Imigrante, terá palestras internacionais e será realizado em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Outra novidade é a realização de duas palestras no período noturno para produtores rurais da região.

Paralelamente ao evento, também acontecerá a feira de ciências EcoIfes, um projeto multidisciplinar promovido pelo Campus Venda Nova do Imigrante, que é desenvolvido por alunos dos 1º e 2º anos dos cursos técnicos em Agroindústria e Administração. A terceira edição da feira tem como tema “Água e energia: Até quando?” e seu principal objetivo é divulgar a pesquisa e o conhecimento científico e tecnológico no município, para despertar o interesse dos estudantes e da comunidade pelo tema.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Márcio Almeida Có, explica que a Jornada acontece cada ano em um campus diferente e sempre se integra a uma programação local. “É uma estratégia para oportunizar que todos participem deste evento tão importante de difusão científica. Este é o momento que todos os bolsistas e voluntários em projetos de pesquisa têm para apresentarem a sociedade seus resultados”, destaca.

Na programação, há palestras sobre produção de leite, produção de café, gestão de recursos hídricos e internacionalização da educação superior. Todas proferidas por pesquisadores da Universidade Nacional Villa Maria, da Argentina; e do Centro Nacional de Pesquisas de Café (Cenicafé), da Colômbia. As duas primeiras têm como público-alvo principal os produtores rurais da região de Venda Nova.

Durante as palestras haverá uma tradução consecutiva das falas. A assessora de Relações Internacionais do Ifes, Verônica Rangel Barreto, explica que os palestrantes farão pausas para que ela faça a tradução dos blocos de texto do espanhol para o português. Verônica considera que o evento seja um divisor de águas na instituição. “Tornar a internacionalização o tema do evento marca uma abertura significativa para as ações de internacionalização no Ifes. Sinaliza uma vontade de estreitar cada vez mais os elos com as instituições internacionais parceiras”, destaca.

Ainda como parte da programação da Jornada, além das palestras, também haverá a apresentação 324 trabalhos na forma de pôster, 48 na forma de apresentação oral e 18 na forma de produto. Há ainda da apresentação de 25 trabalhos de Iniciação Científica do Incaper, que também é parceiro do Ifes na organização do evento. A III Ecoifes trará 54 trabalhos em forma de maquetes, experimentos e protótipos. São esperados para os eventos cerca de 1100 alunos do Ifes e de escolas públicas da região.

A XI Jornada de Iniciação Científica do Ifes é realizada em parceria com o Incaper, tendo o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) como apoiadores.

Mais informações como histórico, resumos, e programação das apresentações de trabalhos podem ser encontradas no site do evento. Confira abaixo a programação detalhada.

18 de outubro
9h30 – Cerimônia de Abertura
Palestra “Escuela Internacional de Negocios UNVM y las vinculaciones estratégicas”
Estefania Jornet (Universidade Nacional Villa Maria - UNVM)
Palestra “Internacionalización de la educación superior. Caso UNVM”
Maria Cecilia Ana Conci (Universidade Nacional Villa Maria - UNVM)
13h às 17h – apresentação de trabalhos
18h – Palestra “Características del Sector Lácteo de Villa María-Córdoba.”
Maria Cecilia Ana Conci e Estefania Jornet ( Universidade Nacional Villa Maria - UNVM)
Público-alvo: produtores rurais da região

19 de outubro

9h30 – Palestra “Gestión Integral del recurso hídrico en microcuencas cafeteras.”
Nelson Rodriguez Valencia (Cenicafé)
13h às 17h – apresentação de trabalhos
18h – Palestra “Beneficio ecológico del café con fermentación natural y con desmucilaginado mecánica. Tecnologías Limpias para su café de alta Calidad y Producción física sensorial, BECOLSUB y Ecomill®”
Carlos Eugenio Oliveros Tascón (Cenicafé)