Página inicial > Notícias > PRPPG divulga resultado final dos editais Picti

PRPPG divulga resultado final dos editais Picti

Publicado: Sexta, 01 de Julho de 2016, 17h12 | Última atualização em Sexta, 01 de Julho de 2016, 17h14

Bolsas serão distribuídas de acordo com a classificação, após o resultado das cotas institucionais do CNPq e da Fapes.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) divulgou o resultado final dos editais 04/2016, 05/2016 e 06/2016, do Programa Institucional de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Picti). O diretor de Pesquisa do Ifes, André Assis Pires, explica que os planos de trabalho foram classificados de acordo com o critério dos editais, após a análise dos recursos, mas a distribuição de bolsas ainda não foi feita.

Segundo o diretor, o Ifes ainda aguarda o resultado final das cotas institucionais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) para fazer a distribuição. A expectativa é de que o primeiro resultado saia ainda em julho, e os planos de trabalho possam ser contratados gradativamente, seguindo a ordem de classificação.

Os editais do Picti são destinados à formação de cadastro de reserva para a futura distribuição de bolsas captadas junto a agências de fomento externas. O edital 04/2016 refere-se ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic-Jr) e ao Programa Institucional de Voluntariado de Iniciação Científica Júnior (Pivic-Jr), que deverão envolver alunos de ensino técnico integrado ao ensino médio, concomitante ou subsequente.

Os programas institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e de Voluntariado de Iniciação Científica (Pivic) são o tema do edital 05/2016. Nesse caso, os estudantes envolvidos deverão ser de graduação. Já o 06/2016 é dos programas institucionais de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) e de Voluntariado de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Piviti).

No total, foram submetidos 638 planos de trabalho, de todos os campi do Ifes e da Reitoria, sendo que 582 foram classificados. André destaca o aumento no número de propostas apresentadas em resposta ao edital do Pibic-Jr e Pivic-Jr. “Em anos anteriores, o número de propostas aprovadas não passou de 70. Este ano, temos 183”, apontou.

Acesse o resultado final:

Edital 04/2016 – Pibic-Jr. e Pivic-Jr

Edital 05/2016 – Pibic e Pivic