Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Pesquisadores do Ifes têm 19 projetos aprovados no edital do PIC Jr. da Fapes
Início do conteúdo da página

Pesquisadores do Ifes têm 19 projetos aprovados no edital do PIC Jr. da Fapes

Publicado: Segunda, 20 de Junho de 2016, 17h08 | Última atualização em Segunda, 20 de Junho de 2016, 19h31

Projetos de pesquisa de 11 campi conseguiram captar cerca de R$ 1,4 milhão, no total.

Pesquisadores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) tiveram um total de 19 projetos aprovados no edital do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC Jr.), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). O programa prevê a concessão de bolsas de iniciação científica a estudantes dos ensinos fundamental e médio da rede pública de ensino, para que participem de projetos de pesquisa, e tem o objetivo de atrair os jovens para a área das Ciências.

No total, foram contemplados 81 projetos no Estado. Os projetos aprovados pelo Instituto representam cerca de 24% desse montante, e conseguiram captar cerca de R$ 1,4 milhão em recursos. Para o Diretor de Pesquisa do Ifes, André Assis Pires, o resultado é bastante expressivo, pois mostra um aumento nas aprovações. “Há dois anos, tínhamos cerca de 10% dos projetos aprovados”, lembrou.

Ele também comemorou o fato de haver diversos campi contemplados: Alegre aprovou dois projetos; Cachoeiro de Itapemirim, quatro; Guarapari, um; Ibatiba, três; Linhares, um; Nova Venécia, dois; Piúma, dois; Santa Teresa, um; Serra, um; Vila Velha, um; e Vitória, também com um. “É um ponto positivo que conseguimos enxergar, essa interiorização da aprovação de projetos de pesquisa pelo Ifes. Isso anima os pesquisadores e promove o interesse entre os alunos no interior”, destacou.

A estimativa é que cerca de 200 estudantes do Ifes consigam receber bolsas com esses recursos, já que o fomento vai para grupos de pesquisa. Para André, o resultado desse edital mostra que os servidores do Ifes vêm correspondendo ao esforço feito feito pela equipe da Pró-Reitoria de Pós-Graduação para auxiliar e incentivar a captação de recursos. “O recurso para pesquisa, internamente, é limitado, mas existem possibilidades externas. Os pesquisadores do Ifes estão enxergando isso e não deixando passar oportunidades”, comentou.

registrado em:
Fim do conteúdo da página