Página inicial > Notícias > Inscrições abertas para o mestrado profissional em Educação em Ciências e Matemática

Publicado: Terça, 17 de Maio de 2016, 14h37 | Última atualização em Terça, 17 de Maio de 2016, 14h37

O período de inscrições vai até 25 de maio, no site do Educimat. Há duas vagas destinadas a servidores do Ifes.

Estão abertas até o dia 25 de maio as inscrições para o programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat), para quem deseja cursar a Pós-Graduação Strictu Sensu em nível de mestrado profissional. O processo seletivo é para os profissionais graduados com projetos de pesquisa voltados para a área de ensino em ciências e matemática.

As inscrições podem ser feitas on-line, por meio do link Processo Seletivo 2016, no site do Programa Educimat, o http://educimat.vi.ifes.edu.br. Do total de vagas, 20 são abertas à ampla concorrência e duas destinadas aos servidores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Os candidatos devem ter o tema de pesquisa em consonância com uma das linhas do programa, materializados em um anteprojeto de pesquisa. Serão aceitos projetos relacionados a áreas como as de análise de processos educacionais científicos ou tecnológicos; análise e desenvolvimento de material didático e uso de espaços de educação não formal; e estudos de metodologias de ensino de Ciências e Matemática, tais como sequências didáticas (SD), aprendizagens baseadas em problemas (ABP) e pedagogia de projetos (PP).

A seleção será dividida em quatro etapas. A primeira fase é de avaliação de conhecimento; a segunda consiste na arguição do projeto – quando o candidato faz a exposição dos motivos que o levaram a participar do processo seletivo, abordando as expectativas com relação ao curso e acerca de seu anteprojeto de mestrado. A etapa seguinte é a análise do currículo na Plataforma Lattes; e na última fase é exigido o exame de suficiência em Língua Inglesa.

Aulas

As aulas têm previsão de início para agosto, e acontecerão semanalmente às quintas e sextas-feiras, e eventualmente aos sábados. As disciplinas serão ofertadas presencialmente, podendo ser complementadas em ambiente virtual de aprendizagem. O curso é ofertado no Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor). O aluno terá o prazo de dois anos para conclusão.

Acesse a página do processo seletivo e consulte o edital para mais informações.