Página inicial > Notícias > Comitiva da Capes visita o Ifes para avaliar proposta de mestrado em rede

Comitiva da Capes visita o Ifes para avaliar proposta de mestrado em rede

Publicado: Terça, 29 de Março de 2016, 14h07 | Última atualização em Terça, 29 de Março de 2016, 14h08

Eles estarão em Vitória nesta quarta e quinta-feira (30 e 31) para colher mais informações sobre o ProfEPT, que envolve 20 institutos federais e tem coordenação do Ifes.

Uma comitiva da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) estará no Espírito Santo nesta quarta e quinta-feira (30 e 31) para realização de diligência de visita, como parte da avaliação da proposta do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Eles passarão pelo Campus Vitória, pelo Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) e pela Reitoria do Instituto.

O ProfEPT foi submetido à Capes por iniciativa do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em julho do ano passado. A proposta foi elaborada por um grupo de trabalho do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Forpog), que contou com a participação de representantes de dez institutos federais. O diretor sistêmico de Pós-Graduação do Ifes, Rony Claudio de Oliveira Freitas, é o coordenador do programa.

Segundo Rony, no primeiro dia da visita, será apresentada a estrutura do Ifes e detalhado o programa do mestrado. O grupo de avaliadores deverá tirar suas dúvidas e poderá colaborar sugerindo os ajustes necessários para a viabilização do ProfEPT. No segundo dia, eles ficarão em reunião para trabalhos internos.

Participarão do encontro em Vitória os reitores Rosana Cavalcante, do Instituto Federal do Acre (Ifac); Jerônimo Rodrigues da Silva, de Goiás (IFG); e Paulo Roberto de Assis Passos, do Rio de Janeiro (IFRJ). Também estarão presentes os pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação Ruberley Rodrigues de Souza, do IFG; Rogério Murta, do Norte de Minas; e Frederico Souza Lima, do IF Sudeste MG, além da professora Cristhianny Barreiro (IFSul) e dos coordenadores dos mestrados em Humanidades e em Educação em Ciências e Matemática, do Ifes.

Para Rony, a proposta do ProfEPT surge em um momento oportuno, alinhada a demandas e metas listadas no Plano Nacional da Pós-Graduação (PNPG), documento elaborado pela Capes para traçar um cenário de 2011 a 2020. “O plano indica a ampliação do quadro de mestres e doutores no Brasil e o combate às assimetrias regionais. Num primeiro momento, nosso mestrado já estaria em todas as regiões brasileiras”, comenta, lembrando que inicialmente serão 20 institutos federais envolvidos, mas que há intenção de contemplar toda a Rede Federal.

Ele destaca que outro ponto forte é o fato de o mestrado integrar a pós-graduação à educação básica. “Não temos hoje um número suficiente de pesquisas com foco no ensino que intervenham nos espaços da EPT. Com o ProfEPT, vamos ampliar esse olhar sobre a educação profissional”, afirma.

A visita da comitiva da Capes é uma das últimas etapas de tramitação do processo. Depois dessa fase, a proposta será submetida ao Conselho Técnico-Científico do órgão para um parecer final. Caso receba sinal verde, o ProfEPT deverá ser iniciado em 2017, com oferta de 400 vagas.
Entretanto, ressalta Rony, a ideia é chegar a uma oferta anual de mil vagas.

O curso foi formatado para ser semipresencial, com 510 horas de atividades didáticas e duas linhas de pesquisa: Práticas Educativas em EPT; e Gestão e Organização do Espaço Pedagógico em EPT.