Página inicial > Notícias > CPPG reformula composição e forma de atuação

CPPG reformula composição e forma de atuação

Publicado: Terça, 22 de Março de 2016, 17h23 | Última atualização em Terça, 22 de Março de 2016, 17h23

Com o objetivo de otimizar e qualificar os debates, duas subcâmaras foram criadas: a de Pesquisa e a de Pós-Graduação.

A Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação (CPPG) reformulou sua estrutura e a sua maneira de atuação, com o objetivo de otimizar as discussões. O colegiado passa agora a funcionar com a assessoria de duas subcâmaras: a de Pesquisa e a de Pós-Graduação, que concentram os representantes pertinentes a cada área. A proposta de reestruturação foi apresentada como parte do Planejamento Estratégico do Ifes, em 2014; debatida ao longo das reuniões da CPPG, em 2015; e instituída neste ano.

A atualização da estrutura já consta na resolução CS 39/2015. Na primeira reunião de 2016, realizada em fevereiro, foi feito um encontro conjunto da câmara e subcâmaras, de modo a organizar o novo funcionamento e estabelecer as demandas para as subcâmaras, que têm a função de apoio e assessoramento da CPPG, além de tarefas próprias.

A Subcâmara de Pesquisa é presidida pelo diretor de Pesquisa e composta pelo pró-reitor; coordenadores de programas de fomento do Ifes; dois gestores da área nos campi ou Cefor; um líder de grupo de pesquisa para cada campus ou Cefor (no Campus Vitória, são dois); representantes das câmaras de Ensino Técnico, Graduação e Extensão.

Já a Subcâmara de Pós-graduação é presidida pelo diretor de Pós-graduação e tem como membros, além do pró-reitor, os coordenadores de programa de fomento dessa área no Ifes; gestores dos campi e Cefor; um coordenador de curso de pós-graduação lato sensu por campus e Cefor; e um coordenador de curso de stricto sensu por campus e Cefor.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Márcio Có, explica que o objetivo dessa nova organização foi qualificar os debates no âmbito da CPPG, agrupando os assuntos por afinidade e relevância para cada subcâmara, propiciando um maior envolvimento dos membros. Ele esclarece que as subcâmaras vão tratar de questões operacionais, como, por exemplo, apreciação de relatórios de avaliação de cursos e avaliação de editais de fomento. Elas também poderão sugerir pautas que serão deliberadas no âmbito da Câmara.

Compõem a CPPG, além do pró-reitor, que a preside, os diretores de Pesquisa e Pós-Graduação; um gestor responsável pela Pesquisa e Pós-graduação por campus e no Cefor; dois coordenadores de curso de pós lato sensu, pertencentes à Subcâmara de Pós-Graduação; dois coordenadores de stricto sensu pertencentes à mesma subcâmara; um estudante de lato e outro de stricto sensu; um estudante representante do Programa Institucional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Pict); um representante do Fórum de Gestão Pedagógica; quatro líderes de grupo de pesquisa, pertencentes à
subcâmara da área.

Também são membros um representante do Comitê de Ética em Pesquisa do Ifes; um representante do Fórum de Registro Acadêmico; um do Fórum de Assistência Estudantil; e um do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas.

A CPPG tem, entre as suas diversas competências, a atribuição de elaborar proposta de diretrizes para as políticas de pesquisa e de pós-graduação do Ifes; de elaborar e revisar o Regulamento da Organização Didática de cursos de pós-graduação e encaminhar ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, Extensão e Produção (Cepe); e de aprovar relatórios de cursos lato sensu.